A tradição das cerâmicas na decoração brasileira permanece forte até hoje em um número infinito de lares. Você está construindo ou reformando a sua casa até que finalmente chega fase do acabamento. E são sempre tantas opções na hora de revestir paredes e pisos que qualquer pessoa pode ficar perdida. Mas nesse momento um material sempre nos vem à mente: a cerâmica. E essa presença da cerâmica continua acontecendo principalmente porque a indústria deste produto tem investido muito em tecnologia ao longo dos anos, sendo capaz de acompanhar as tendências do design de interiores e trazer ao mercado uma ampla variedade de estampas, cores, texturas e tamanhos.

Uso de cerâmicas na decoração

Há opções específicas para áreas externas, áreas internas, espaços com muito tráfego entre outros. Diferente do que acontecia antigamente, quando as opções de cerâmicas eram pouquíssimas e sem graça e ficavam restritas a cozinhas, banheiros e áreas de serviço, atualmente há opções para necessidades, gostos e usos diversos.

Antigua Cerâmicas na decoração brasileiraFonte: Antigua Revestimentos Artesanais

Além da variedade quanto ao aspecto estético, de ser de fácil manutenção, antialérgica, não inflamável, resistente e ter uma vida útil longa, a cerâmica é praticamente impermeável, por isso costuma ser tão aplicada em ambientes úmidos. Contudo, quando aplicada em pisos de espaços molhados, deve-se atentar para a característica antiderrapante e, se for um local molhado na área externa, também é necessário checar quais as cerâmicas específicas para esse fim, pois ela precisa suportar variações de temperaturas para não correr o risco de dilatar, trincar ou descolar. Ou seja, há cerâmicas para qualquer ambiente, mas há tipos de cerâmica específicos para determinados usos, por isso cheque antes de comprar.

Tradição das cerâmicas na decoração do banheiroFonte: Houzz

Cerâmicas Santa Alda na decoraçãoFonte: Santa Alda

Uma dúvida que as pessoas normalmente têm é se toda cerâmica para piso pode ser aplicada para revestimento de parede. Sim, pode, mas o contrário nem sempre é válido. Cerâmicas de parede podem ser muito escorregadias para o chão, ou pode ser que não sejam tão resistentes ao tráfego constante, fazendo com que trinquem ou descolem mais rapidamente, dentre outros fatores.

Basta atentar-se às especificidades de cada modelo, depois é só se divertir escolhendo uma dentre as mil opções e estilos que existem. E use a criatividade, faça combinações personalizadas (como o pachwork com cerâmica, super tendência), pense em aplicações diferentes para a sua decoração. Afinal, a cerâmica é um produto muito versátil.

Tradição das cerâmicas na decoração brasileiraFonte: Antigua Revestimentos Artesanais

Comentários

comentários