Você sabe o que é cobogó? É provável que você já tenha visto cobogós na decoração de interiores, só não conheça o nome técnico.

Cobogó | Itanhangá RevestimentosFonte: Elemento V.

Também conhecido como combogó, ele é um elemento vazado utilizado na decoração e que facilita a iluminação e circulação de ar. Criado por Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis, sócios em uma fábrica de tijolos em Recife na década de 1920, os cobogós são bastante comuns na arquitetura pernambucana, mas podem ser vistos por todo o Brasil, tanto em fachadas quanto em áreas internas, pois se popularizaram muito nos anos de 1950 e 1960, principalmente depois que Oscar Niemeyer e Lucio Costa começaram a utilizar estes elementos vazados em seus projetos.

De uns tempos para cá, os cobogós voltaram a ser valorizados na decoração de interiores, tornando-se um objeto presente em vários projetos, principalmente por serem elementos perfeitos para locais quentes. Imagine uma parede divisória feita com eles: a luz natural pode ser melhor aproveitada e a circulação de ar não fica comprometida, ao mesmo tempo em que é possível manter a privacidade dos ambientes. Muitas vezes, seu uso pode ser sinônimo de praticidade e economia.

Cobogó | Itanhangá RevestimentosFonte: Elemento V.

Os cobogós são produzidos em diferentes formas e cores, o que os torna objetos decorativos muito atraentes e interessantes visualmente. Sua aparência retrô dá um charme todo especial à decoração, e suas combinações deixam os espaços mais alegres e iluminados. Também é possível usar cobogós na decoração de áreas externas, pois eles ajudam bastante a valorizar o paisagismo, além de diferenciar visualmente qualquer fachada. Assim, é possível manter privacidade da casa, sem perder a iluminação natural nem da vista da rua.

Inicialmente produzidos em cimento, hoje em dia é possível encontrar cobogós em diferentes materiais, como os de cerâmica esmaltada, da marca Elemento V. Utilizando formatos já consagrados, a empresa abusa de cores vibrantes atualizando trazendo-os a um contexto mais contemporâneo de design e decoração. Além disso, a Elemento V também fabrica cobogós personalizados para projetos exclusivos.

Cobogó | Itanhangá RevestimentosFonte: Elemento V.

Produzidos com material de alta qualidade e tecnologia de ponta, os produtos da Elemento V são voltados aos profissionais de decoração, arquitetura, designers e apreciadores de cobogós. Suas diferentes linhas agradam a todos os gostos e podem complementar qualquer projeto de decoração.

Que tal você também usar cobogós na decoração de interiores?

Comentários

comentários