O estilo industrial está com tudo! Ele é urbano, elegante e deixa a casa com um clima super sofisticado. E, apesar de parecer complicado, não é difícil conseguir esse visual, principalmente quando se tem os materiais certos. Veja como conseguir um estilo industrial com a aplicação de revestimentos.

Como conseguir um estilo industrial com a aplicação de revestimentos

Fonte: Houzz – Falken Reynolds Interiors.

O estilo industrial explodiu em Nova Iorque durante os anos 1970, quando os lofts se tornaram um modelo de moradia muito popular, principalmente entre artistas e pessoas famosas. Esses locais eram, geralmente, prédios desativados, muitos utilizados para fins industriais e, por isso, apresentavam pouco acabamento e um visual bastante rústico.

Dessa forma, os tijolos aparentes eram bem comuns, assim como pisos de cimento. Esses materiais apresentam uma durabilidade enorme, o que é ótimo para fábricas. Não raro, esses espaços também apresentavam instalações elétricas e hidráulicas aparentes, assim como poucas paredes e um pé direito bem alto.

As pessoas que moravam neste tipo de habitação dificilmente reformavam o espaço. Muitas simplesmente colocavam suas coisas dentro dos lofts e passavam a morar neles, interagindo com esse espaço e deixando-o mais elegante e acolhedor através do uso de móveis com design diferenciado e obras de arte coloridas e elegantes.

Porém, se você ama o estilo industrial, mas não tem um loft de pé direito alto, não precisa se preocupar. É possível conseguir o visual industrial na sua casa sem precisar derrubar todas as paredes e subir o teto. Basta saber investir nos revestimentos certos para alcançar este estilo que está em alta, e parece que irá se manter assim por muito tempo.

O efeito do tijolo aparente na decoração é instantâneo, pois ele logo nos remete a um visual mais rústico e industrial. Você pode investir neste tipo de acabamento para uma parede de destaque, por exemplo. Mas se uma obra maior não é uma opção, um papel de parede que imite o acabamento de tijolo aparente pode ser uma ótima opção.

Revestimento com estilo industrial

Fonte: Houzz – Laura Garner.

Aplicar cimento queimado no piso ou nas paredes também ajuda muito na criação de um estilo industrial na decoração da casa. Esse tipo de material pode ser usado em todas as áreas da casa, inclusive cozinha e banheiro, e, quando instalado da forma correta, o cimento queimando apresenta uma enorme durabilidade.

Tendência em decoração

Fonte: Bricolagem Brasil.

O concreto aparente também pode ser usado para potencializar o estilo industrial de uma decoração. Ele também pode ser usado tanto em paredes quanto piso e até na criação de balcões ou para destacar uma coluna. Uma aplicação que ajuda a dar mais textura ao ambiente é a utilização de placas de concreto na parede que, dependendo de como forem montadas, tornam-se até obras de arte.

Decoração industrial

Fonte: Houzz – Michele Menescardi Designer.

A madeira com acabamento rústico, com visual mais desgastado ou mesmo fosco, também pode contribuir com o estilo industrial. A vantagem de incluir madeira no projeto é que ela contribui para aquecer visualmente o ambiente, deixando-o mais confortável, tendo em vista que os outros acabamentos que remetem ao industrial tendem a ser mais frios.

Tendência em estilo industrial

Fonte: Oca Brasil.

Atualmente, o mercado está cheio de opções de porcelanatos e cerâmicas que imitam revestimentos como cimento queimado, concreto, madeira e até materiais metálicos desgastados. Essas são opções bastante acessíveis, fáceis de encontrar e não dão tanto trabalho para serem instalados quanto outras opções de revestimentos, pois são mais tradicionais.

Revestimentos com estilo industrial

Fonte: Decortiles.

Todas essas opções de revestimento ajudam a criar o pano de fundo ideal para uma decoração mais urbana. Por isso, se você deseja imprimir o estilo industrial na sua casa, não deixe de conferir todas estas opções, pois com certeza uma ou mesmo uma combinação delas vão ajudar a deixar seu lar do jeito que você deseja.

Comentários

comentários