Escolher o porcelanato para casa pode ser um pouco difícil, pois é preciso levar em conta as particularidades de cada espaço, assim como do material. Alguns cômodos possuem muita circulação de pessoas, já outros recebem constante contato com água e há ainda aqueles que estão expostos as intempéries do tempo. Por isso, na hora de revestir a casa com porcelanato, é importante estar atento a todos os detalhes.

Porcelanato para casaPorcelanato Colori. Fonte: Cerâmicas Portinari.

O porcelanato é um revestimento versátil e sempre está entre as opções de escolha de quem está construindo ou reformando. Ele pode revestir tanto a parede quanto o piso de áreas internas e externas, por isso sendo é cada vez mais utilizados em projetos de decoração. No entanto, é preciso conhecer bem as especificações de cada porcelanato, pois existe uma infinidade deles no mercado, e que atendem diferentes necessidades.

Um das vantagens do porcelanato é que ele não exige muita manutenção: basta varrer e passar um pano úmido que ele fica como novo. Dependendo do tipo de porcelanato e da cor escolhida para compor a decoração, ele pode aparentar (ou não) quando está sujo. Tudo depende das decisões estéticas de quem está decorando a casa.

Antes de escolher o porcelanato para casa, é preciso medir os cômodos e ver quantos metros quadrados serão gastos para fazer a obra. Acidentes acontecem, e por isso os profissionais que instalam revestimentos pedem que se compre de 10 a 20% a mais do que será realmente usado na obra. Se o material não for gasto, é possível guardá-lo para o caso de haver alguma necessidade de reparo no futuro, pois o porcelanato não é um produto perecível.

 Porcelanato Branco Para CasaPorcelanato Icon. Fonte: Porto Design.

Confira 4 dicas na hora de escolher o porcelanato para casa

  • Piso ou parede: Decida se o porcelanato será utilizado no piso ou na parede. Não é indicado usar um revestimento de parede no chão, pois ele não foi fabricado com este intuito e pode se desgastar e quebrar com muita facilidade. No entanto, o contrário é possível: utilizar um revestimento de chão na parede não acarretará problemas podendo, inclusive, ser mais durável.
  • Leve em conta se o mesmo piso será utilizado em toda casa. É muito comum um imóvel ser entregue desta forma, pois torna a compra do material mais barata. No entanto, nem sempre as características do piso atendem bem as atividades que são desenvolvidas no espaço em que ele está instalado. Banheiros, cozinhas e lavanderias precisam de um piso com antiderrapante. Já quartos, salas e corredores precisam de um material que não risque com facilidade, enquanto áreas externas necessitam de um piso bem resistente e que aguente muito peso. Tudo num lugar só: Existem inúmeros porcelanatos com cada uma dessas características e é possível, inclusive, reunir tudo em um único revestimento. A vantagem de usar um único porcelanato na casa toda é o barateamento da obra e a sensação de continuidade que a utilização um único piso dá a casa. A desvantagem é que nem sempre o piso atende aos anseios estéticos do dono do imóvel.

Porcelanato escuro para casaPorcelanato Rusty Lamp. Fonte: Cerâmica Portinari.

  • Nem parece porcelanato: Existem porcelanatos que imitam diferentes texturas de forma perfeita. Portanto, quem deseja aquela sensação de aconchego da madeira, pode escolher um porcelanato com essa cor e textura. Dessa forma, é possível obter todas as vantagens de ter um piso de porcelanato e, ainda, o conforto da madeira.
  • Instalação profissional: Contudo, todo o esforço em escolher o porcelanato para casa pode ser em vão se a mão de obra escolhida para fazer a obra não for qualificada. Isso pode causar muitos transtornos, além de desperdício de material e um acabamento nada bonito. Portanto, escolha um profissional de confiança para assentar o piso, que saiba trabalhar com os materiais escolhidos.

Agora que você já sabe como escolher o porcelanato para casa, basta ir a Itanhangá Pisos e Revestimentos e escolher os que mais se encaixam nas suas necessidades e no seu projeto de decoração!

Comentários

comentários