O concreto sempre foi usado nas construções, mas não era costume usá-lo como uma opção de revestimento decorativo. No entanto, devido a sua aparência moderna e industrial, o concreto caiu nas graças de arquitetos e decoradores, passando a ser usado em todo tipo de ambiente. O concreto na decoração tornou-se um revestimento de sucesso e destaque, ajudando a deixar qualquer espaço com um clima mais despojado.

Concreto na Decoração - Itanhangá Revestimentos

Revestimento de concreto para piso Paris, da Castelatto, no projeto da designer Mila Machado.
Fonte: Castelatto.

Devido a evolução dos materiais e do design das peças, hoje em dia é possível encontrar revestimentos decorativos de concreto para se usar em praticamente qualquer espaço da casa, tanto para a parede quanto para o teto. Eles são tão bonitos e refinados que nem parecem ser feitos de um material que, a princípio, possui aparência bastante bruta e é tão comumente encontrado no piso de fábricas e garagens.

Versátil e fácil de aplicar, o concreto ainda tem mais uma vantagem: seus tons de cinza, que estão muito na moda, são neutros e combinam praticamente com tudo. A utilização de concreto na decoração de ambientes tende a deixar o espaço bem mais simples de decorar, tendo em vista sua neutralidade. As cores ficam por conta dos acessórios decorativos que compõe o espaço, deixando-o com um pouco mais de personalidade, e pela adição de outros revestimentos, que podem ser facilmente combinados com o concreto. Cerâmicas, porcelanatos, ladrilhos e até pastilhas ficam lindos com o concreto na decoração.

Mas o que muita gente não sabe é que também existem revestimentos de concreto colorido, que podem dar muita vida ao ambiente em que ele é instalado. Eles podem, inclusive, simular outros tipos de revestimento, como madeira ou mármore, com muito sucesso e a vantagem de ser muito mais durável e exigir uma manutenção muito menor. Tanto no piso quanto na parede, usar um revestimento feito de concreto pode ser sinônimo de ter uma decoração de sucesso e destaque.

Revestimento Decorativo - Itanhangá Revestimentos

Linha Segmentos, da Castelatto. Fonte: Castelatto.

Também existem revestimentos de concreto que possuem relevo e podem criar vários efeitos visuais interessantes nos ambientes, principalmente quando combinados com um bom projeto de iluminação, criando um ousado jogo de luz e sombra. Por serem muito marcantes, os revestimentos de concreto podem se tornar o destaque da decoração, transformando um cantinho sem graça em um espaço realmente marcante por despertar tanto o interesse visual quanto o tátil. No entanto, a combinação de vários formatos e relevos diferentes deve ser bem pensada, pois nem sempre essa mistura fica bonita quando instalada em um único cômodo e sua substituição pode ser um pouco demorada de ser feita.

Para a instalação de revestimentos de concreto, é necessária mão de obra especializada. Seguir corretamente as especificações do fabricante também é fundamental para que a parede ou piso seja assentado corretamente e o revestimento não perca a garantia. Utilize a argamassa recomendada ou então uma especial, própria para revestimentos pesados, principalmente ao revestir uma parede. Afinal, ninguém quer ver suas lindas peças descolando e caindo.

Revestimentos de concreto são muito sensíveis a manchas, por isso seu manuseio deve ser feito utilizando luvas e o armazenamento não deve ser prolongado. É muito importante fazer a impermeabilização do revestimento assim como da parede que receberá o material, para evitar sua degradação e que sua aparência se modifique devido à umidade.

Revestimentos Decorativos de Concreto - Itanhangá Revestimentos

Linha Domos, da Casatelatto. Fonte: Castelatto.

A limpeza dos revestimentos decorativos de concreto deve ser feita com detergente alcalino ou neutro. Em áreas externas, também é possível utilizar lavadora de alta pressão para facilitar a lavagem. Nunca se deve deixar o detergente secar sobre o concreto, para que o produto não marque o revestimento. Também vale a pena secar bem o local, evitando que o acúmulo de água deixe marcas no piso ou na parede.

Comentários

comentários