Imagine usar no seu projeto de decoração um revestimento versátil, de alta durabilidade, que não desbota facilmente e ainda pode ser usado tanto no piso quanto na parede. Assim é o ladrilho hidráulico na decoração, um dos revestimentos mais antigos que existem no mercado e que tem sido amplamente utilizado devido às suas inúmeras vantagens.

Ladrilho hidráulico na decoraçãoArt Bloom, da Roca Cerâmicas.

Para integrar esse tipo de revestimento ao seu projeto, confira algumas dicas para deixar a sua casa bonita e na moda.

Dicas para usar ladrilho hidráulico na decoração:

O ladrilho hidráulico é um revestimento produzido artesanalmente com cimento branco e moldes de ferro. Sua cura é feita com a imersão das peças na água durante oito horas, eliminando a necessidade de queima. Talvez por isso o ladrilho hidráulico seja considerado um revestimento ecofriendly, pois não necessita de queima em fornos, não consumindo energia nem emitindo gases durante sua fabricação. Uma peça bem-feita pode ter vida útil de 100 anos ou mais, desde que instalado corretamente.

• Como o ladrilho hidráulico é produzido um a um de forma artesanal, há ainda a possibilidade de personalização da peça na fábrica, tanto em relação aos desenhos quanto as cores que serão utilizadas para estampar o revestimento. Cada ladrilho pode receber até 5 cores, o que deixa as peças bastante atraentes e chamativas, ótimo para criar um destaque na decoração.

Ladrilho hidráulico na decoraçãoConfecção artesanal de ladrilho hidráulico. Fonte: Ladrilhos Barbacena.

 

Ladrilhos hidráulicos foram muito utilizados nos anos 60 e 70, caindo um pouco em desuso nas décadas seguintes. No entanto, devido a constante busca por decorações cada vez mais exclusivas nos últimos tempos, o ladrilho hidráulico voltou com tudo e vem revestindo não só pisos e paredes, como também móveis, bancadas e todo tipo de superfície, tanto em áreas internas quanto externas.

• O que torna esse revestimento tão interessante é a infinidade de cores e desenhos que são estampados sobre o ladrilho, possibilitando inúmeras combinações com praticamente todo tipo de ambiente e decoração.

• Uma tendência da decoração de interiores é o patchwork de ladrilho hidráulico, que leva cor e vida a qualquer ambiente interno ou externo. Seja na rodabanca ou sobre a bancada da cozinha, os ladrilhos hidráulicos ainda ajudam a agregar valor ao imóvel, pois embelezam qualquer espaço.

Ladrilho hidráulico na decoraçãoPatchwork de ladrilhos hidráulicos no piso. Fonte: Ladrilhos Barbacena.

• Outra área que pode receber ladrilho hidráulico na decoração é o banheiro. Quando combinado com outro revestimento neutro e liso, os ladrilhos ganham muito destaque e deixam o espaço menos frio. Como são muito resistentes, os ladrilhos tendem a manter sua cor por muito tempo, mesmo em áreas molhadas e de grande circulação, como o banheiro.

• Quem deseja usar o revestimento de forma inusitada, num ambiente diferente, pode criar uma cabeceira para cama com eles. Além de ser uma peça única e exclusiva, também deixará o quarto um toque de cor bem atraente.

• Os ladrilhos hidráulicos também aderem bem a móveis, e podem constituir um lindo tampo para mesas de jantar, mesas de centro, buffets e até aparadores. Eles podem dar um toque de modernidade a uma peça que esteja desatualizada e deixá-la ainda mais durável e resistente.

Ladrilho hidráulico na decoraçãoPatchwork de ladrilhos hidráulicos na parede. Fonte: Ladrilhos Barbacena.

• Também pode-se revestir o piso inteiro com o mesmo padrão de ladrilhos, dando um aspecto bonito ao espaço. Mesmo os ladrilhos hidráulicos com estampas simples tendem a criar um visual único ao local em que são instalados.

• Quanto à manutenção, esse tipo de revestimento não exige muitos cuidados, mas deve ser lavado apenas com água e sabão e jamais com nenhum tipo de produto ácido, pois pode corroer sua superfície. Além disso, a aplicação de cera líquida ou em pasta a cada quinzena pode dar ao revestimento uma aparência mais bonita e brilhosa.

Gostou dessas dicas para usar ladrilho hidráulico na decoração? Conta pra gente!

Comentários

comentários