Cerâmicas, de vidro, de fibra de coco, de madeira… o mercado das pastilhas evoluiu muito e as fábricas acompanharam esta evolução, fornecendo pastilhas cada vez mais bonitas e decorativas. Se você também quer usar esse revestimento no seu projeto, veja onde usar pastilhas na decoração.

Onde usar pastilhas na decoração

Pastilhas de madeira. Fonte: Oca Brasil.

Em se tratando de beleza e brilho, as pastilhas podem ser uma ótima opção de revestimento. Bonitas, versáteis e duráveis, a utilização desse tipo de revestimento na casa pode deixá-la mais atrativa e agregar valor ao imóvel. Afinal, este é um revestimento um pouco mais caro do que os outros, mas que valoriza muito a residência.

Veja essas dicas de onde usar pastilhas na decoração e descubra os melhores lugares para ter este revestimento em casa:

1. Banheiro: as pastilhas podem ser usadas tanto nas paredes quanto no piso. Por isso, é comum instalar pastilhas no banheiro, principalmente em paredes em que se deseja dar destaque. Claro que ter pastilhas coloridas por todo o cômodo pode ser um exagero, mas usá-las em uma única parede e pastilhas lisas nas outras pode deixar o banheiro mais interessante.

As faixas de pastilhas também estão na moda. Concentrá-las em uma única área, como a pia ou fazer uma faixa estreita que decora todo o banheiro é uma opção econômica, tendo em vista que este é um revestimento um pouco mais caro e usá-lo por todo o espaço pode ser bem oneroso. Assim, você não precisa abrir mão deste detalhe decorativo tão bonito.

Pastilhas de cerâmica

Pastilha cerâmica. Fonte: Cerâmica Atlas.

2. Cozinha: quem deseja dar um visual mais moderno e alegre para a cozinha pode usar pastilhas na decoração do espaço. Elas podem agregar beleza e brilho ao espaço, deixando-o ainda mais bonito e visualmente interessante e, além disso, são de fácil manutenção.

Vale ressaltar que o segredo para uma pastilha bem assentada está no rejunte. Afinal, sua durabilidade depende disso. Quando o rejunte não é bem aplicado, sujeira e umidade acabam se infiltrando entre as pastilhas. Por isso, é preciso ter um profissional especializado para fazer a instalação do revestimento para que o trabalho seja bem executado e fique com a aparência desejada.

3. Lavanderia: outro espaço que pode ganhar vida nova com a instalação de pastilhas é a lavanderia. Esse cômodo, que nem sempre é levado em conta na hora de decorar a casa é, na verdade, importantíssimo. Afinal, ficar sem lavanderia pode ser bem complicado cuidar da casa.

Instalar pastilhas na lavanderia pode fazer com que ela se torna outro cômodo de convivência para a família. Afinal, um revestimento tão bonito não deve ficar escondido. As pastilhas brancas ou de cores claras e neutras podem ajudar com que o espaço pareça maior e ainda fazem com que a lavanderia tenha uma aparência ainda mais limpa.

Pastilhas de vidro

Pastilhas de vidro. Fonte: Vítrica.

4. Piso: imagina revestir o piso da casa toda com pastilhas? Pode até sair um pouco mais caro do que usar um piso cerâmico ou porcelanato, mas dificilmente você encontrará outra casa com o piso igual! Além disso, como é um piso frio, as pastilhas ajudarão a manter a casa mais fresca durante o verão.

Como as pastilhas são muito resistentes quando instaladas corretamente, elas podem ser usadas na casa toda. No entanto, para manter sua boa aparência por mais tempo, vários fabricantes recomendam que sua limpeza seja feita com uma solução de ácido muriático diluído e água na proporção de 1:1. Isso ajuda a manter o brilho do material e também a limpar o rejunte.

5. Painel decorativo: quem quer montar uma obra de arte em qualquer cômodo da casa pode usar as pastilhas para compor esta decoração. As pastilhas, por si só, já são elementos decorativos que ajudam a mudar a aparência de um cômodo. Por isso, se você quer criar um painel decorativo na sua casa, usar pastilhas pode ser uma boa opção, principalmente se deseja um visual de mosaico.

As pastilhas também podem ser usadas no fundo de nichos, por exemplo, para criar destaque, ou sobre móveis, para criar mosaicos decorativos. Se você possui uma mesa, por exemplo, e quer mudar seu visual, instalar um mosaico decorativo de pastilhas sobre o tampo pode transformá-la em uma verdadeira obra de arte.

Comentários

comentários