O papel de parede na decoração é tendência e pode ajudar a mudar a cara do cômodo em instantes, de forma fácil e prática. É por isso que arquitetos, designers e decoradores têm, cada vez mais, acrescentado esse revestimento a projetos de decoração de interiores.

papel-de-parede-na-decoração
Fonte: Itanhangá Pisos e Revestimentos.

Devido a sua grande variedade de cores, estampas e texturas, o papel de parede pode ser utilizado na decoração de qualquer cômodo, inclusive banheiros e cozinhas. Basta escolher o revestimento adequado para ambientes úmidos e fazer a instalação de forma cuidadosa, de preferência com um profissional experiente.

Quem deseja incluí-lo na decoração de casa precisa conferir algumas dicas organizadas pela Itanhangá Pisos e Revestimentos:

  • Papeis de parede são revestimentos bastante duráveis quando escolhidos e instalados corretamente. O papel de parede vinílico, por exemplo, é indicado para áreas de grande circulação. Já os acetinados acumulam menos poeira, e são ideiais para quartos, salas e corredores. Existem também o vinilizado, que pode até ser lavado, e os de fibras naturais, que não podem ser molhados de forma alguma. Por isso, antes de escolher o seu modelo preferido, é preciso estar atento a todos os seus detalhes.

decoração-de-interiores
Fonte: Porto Design.

  • Para instalar um papel de parede, a superfície deve estar bem lisa e livre de rachaduras, pregos, furos ou qualquer tipo de imperfeição. Se a parede estiver pintada, basta limpá-la para retirar qualquer sujeira. No entanto, se há um papel de parede antigo instalado, será preciso retirá-lo completamente para a instalação do novo. Quando necessário, reforme a parede antes de instalar o novo revestimento, afim de evitar prejuízos e perda do material.
  • O revestimento pode ser instalado no ambiente todo para dar uniformidade a decoração, ou em apenas uma parede, criando um ponto focal de destaque. Outra opção é utilizar dois tipos de papel na mesma parede, finalizando com um border (faixa) em cima da junção dos papeis, para deixar o ambiente diferenciado.
  • O papel de parede é um detalhe muito interessante para a decoração dos quartos e fica lindo atrás da cama, complementando a cabeceira. Tons pastéis e estampas florais, quando bem escolhidas, podem deixar o ambiente com um clima mais romântico e aconchegante, principalmente quando iluminados a meia luz.

decoração
Fonte: Porto Design.

  • Use papel de parede com acabamento brilhante para complementar a iluminação do banheiro ou do lavabo. Combinado com o espelho, o revestimento pode ajudar a dar luz e vida ao cômodo, ampliando-o visualmente e deixando-o com uma aparência bem mais arejada, principalmente em ambientes sem janelas.
  • Até as escadas ficam mais bonitas com a instalação de papeis de parede: basta recortar uma tira do tamanho da frente dos degraus e colar sobre eles! Assim a decoração fica diferenciada e única, deixando a sua casa com ambientes ainda mais exclusivos.
  • Retirar o papel de parede também é muito fácil: basta puxá-los por uma pontinha que ele sai. Já os papéis não removíveis precisam ser molhados com água morna e depois raspados com uma espátula. Para o papel de parede lavável, é preciso passar uma lixa grossa para tirar o impermeabilizante, em seguida, molhar a superfície para raspá-la com a espátula.

revestimentos
Fonte: Houzz.

Agora que você já tem várias dicas de como usar papel de parede na decoração, já pode começar a redecorar o seu lar e deixá-lo ainda mais bonito. E se você não souber onde adquirir papeis de parede de alta qualidade, visite a Itanhangá Pisos e Revestimentos, que possui materiais diferenciados para deixar sua casa única como você!

 

Comentários

comentários