Desde tempos imemoriáveis, o ser humano utiliza pedras como parede e piso de casa e, até hoje, utilizar pedras naturais na decoração é bastante comum, seja em ambientes internos ou externos. No entanto, diferente dessa época tão antiga, hoje em dia é preciso saber escolher bem o material e aplicá-lo corretamente, tendo em vista manter sua aparência, qualidade e durabilidade.

Resistentes e de fácil manutenção, as pedras naturais ganharam lugar nos projetos de arquitetura e decoração devido a seus acabamentos diferenciados. Como a aparência de cada pedra depende do ambiente em que ela se encontra, não há uma pedra exatamente igual a outra, o que ajuda a criar um visual único, muito bonito e interessante nos diferentes ambientes em que se utiliza o revestimento natural.

Ao escolher uma pedra natural para a decoração, é necessário fazer um checklist: o ambiente é interno ou externo? O revestimento de pedras naturais na decoração será usado em piso ou parede? Há grande circulação de pessoas? O local precisa sustentar muito peso? A extração da pedra foi feita de forma sustentável? Todas essas perguntas ajudarão a decidir qual a pedra mais indicada para decorar o espaço escolhido.

A princípio, não há restrições na utilização de pedras naturais na decoração da casa. No entanto, é preciso ter um pouco mais de atenção com alguns modelos específicos: a ardósia, considerada muito escorregadia, quase nunca é utilizada em revestimento de pisos por questões de segurança, enquanto a miracema, devido a suas propriedades antiderrapantes, é muito usada no em pisos para áreas externas. Portanto, ao escolher as pedras naturais para integrar o seu projeto, é preciso estar sempre atento às características de cada material.

Conheça as características dos principais tipos de pedras naturais usadas na decoração de interiores e exteriores para não errar na escolha do material ideal para o seu projeto:

Mármore: é uma pedra natural durável e resistente a impactos, mas que se desgasta facilmente devido a sua porosidade. Pode ser encontrado em muitas cores, tonalidades e matizes, além de poder receber diversos tratamentos, por isso costuma estar presente em muito projetos de decoração. É recomendado para ambientes internos em que não haja muita circulação de pessoas e sua limpeza pode ser feita com água e sabão. No entanto, o mármore não pode ficar molhado por muito tempo, pois absorve a umidade e fica manchado.

Pedras naturais na decoraçãoFonte: Pietre Colorate.

Granito: essa pedra natural é muito resistente, podendo integrar revestimentos tanto de área interna quanto externa, tendo em vista sua alta durabilidade e resistência a impactos e peso. Pode receber diversos tratamentos para deixá-lo mais refinado e é utilizado, inclusive, para compor mosaicos em paredes e pisos, devido a variedade de cores que oferece. É menos poroso que o mármore e mais resistente a riscos, no entanto também não deve passar muito tempo molhado, pois absorve a água e pode ficar manchado. Sua limpeza é simples e deve ser feita com água e sabão neutro.

Pedras naturais na decoraçãoFonte: Porto Design.

Ardósia: pedra natural muito resistente e de preço mais acessível. No entanto, pode ser extremamente escorregadia, principalmente quando molhada. É mais recomendada como revestimento para parede, além de ser uma ótima opção para a criação de detalhes decorativos e ornamentais. Como mancha com facilidade, a ardósia não deve ficar molhada por muito tempo e sua limpeza deve ser feita com pano úmido e sabão neutro. Para que essa pedra natural fique menos porosa, é possível selá-la com resina.

Pedras naturais na decoraçãoFonte: Porto Design.

Miracema: com preço acessível e altamente resistente a choques mecânicos e as intempéries, a miracema é uma pedra natural muito utilizada em ambientes externos por suas características antiderrapantes. Sua colocação é simples e confere um lindo acabamento.

Pedras naturais na decoraçãoFonte: Construindo/Pinterest.

Arenito: esse revestimento natural costuma ter um aspecto bastante rústico e pode ser utilizado tanto em pisos quanto paredes. A instalação é um pouco complicada e demorada, e pode ser necessária a contratação de mão de obra especializada. A limpeza desta pedra natural é simples, mas necessita ser constante e cuidadosa.

Pedras naturais na decoraçãoFonte: Mosaic Architects SF/Houzz.

Quartzito: é uma rocha natural antiderrapante, muito absorvente e que não propaga calor, muito indicada para dar acabamento a áreas de lazer e piscinas. Também é possível criar belos mosaicos para parede com esse tipo de pedra natural, tendo em vista que existem muitas cores e matizes deste material. A manutenção do quartzito pode ser feita com água e sabão.

Pedras naturais na decoraçãoFonte: Lang Pool Inc./Houzz.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais pedras naturais na decoração, visite a Itanhangá Pisos e Revestimento e escolha a que mais se adéqua às suas necessidades!

Comentários

comentários