O piso de madeira é um clássico atemporal que nunca sai da moda. Por isso, esta é a primeira opção de muitas pessoas quando estão reformando e precisam escolher um revestimento para casa. Se este é o seu caso, conheça as vantagens e desvantagens do piso de madeira.

Piso de madeira: vantagens e desvantagens

Fonte: Madeiras Ecológicas.

O piso de madeira confere aos espaços um clima aconchegante e confortável só de olhá-los, mas sem que o cômodo perca sua beleza e elegância. Além disso, ele também garante conforto térmico aos diferentes espaços, o que contribui ainda mais com esses sentimentos positivos. Por isso, este é um dos revestimentos mais clássicos do mercado até os dias de hoje.

Muita gente pensa que fazer a manutenção de um piso de madeira é algo demorado e que demanda muito tempo e dinheiro, mas isso não é verdade. A manutenção periódica de um piso deste tipo pode ser feita com uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó e finalizada com produtos de limpeza específicos para madeira, que não deve nunca ser lavada.

Os pisos de madeira são totalmente naturais e antialérgicos. Sua superfície não tende a acumular poeira ou detritos, principalmente se estiver bem selada. Além disso, o revestimento em madeira não precisa da utilização de produtos químicos para ficar limpo, o que é excelente em casos de pessoas alérgicas e que tendem a apresentar reações devido a odores muito fortes.

Uma superfície de madeira brilhante faz toda diferença na decoração da casa, deixando-a muito bem-acabada. Há quem pense que a madeira não oferece muita variedade para contribuir tanto com a decoração de uma residência, mas isso não é verdade. Existem milhares de tons de madeira, o que pode ajudar na criação tanto de um espaço mais requintado quanto mais despojado.

Usar ou não madeira na decoração

Fonte: Madeiras Ecológicas.

Devido a esta enorme variedade, é possível encontrar pisos de madeira com valores bastante convidativos. De qualquer forma, o mais importante é encontrar algo que combine com o resto da decoração e caiba no bolso.

O ideal é buscar por pisos de madeira que tenham certificações e garantias de que sua extração foi feita de forma correta e sem agredir o meio ambiente. Madeiras certificadas são retiradas de áreas de reflorestamento e sua extração não causa desmatamento, além de ser feita de forma muito mais consciente.

O piso de madeira também é muito versátil, podendo ser usado em praticamente todas as áreas da casa, inclusive ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros. Para estes locais, é importante que a madeira seja corretamente tratada e selada e também receba manutenção periódica, o que garante uma maior durabilidade.

pisos de madeira especiais para a área externa, que podem ser usados para revestir varandas, decks, entornos de piscinas e até contribuir com a decoração do quintal. Eles custam um pouco mais caro, pois recebem tratamentos diferenciados para se tornarem impermeáveis, mas ajudam a deixar os espaços muito mais bonitos e bem decorados.

Piso de madeira: vantagens e desvantagens

Fonte: Madeiras Ecológicas.

Por outro lado, também há desvantagens no uso dos pisos de madeira. Quando não somos cuidadosos, acabam arranhando com facilidade. Arrastar móveis, por exemplo, é algo que costuma marcar o piso de forma irreversível, levando a necessidade de lixar e reenvernizar a área. Mesmo a queda de objetos no chão pode deixá-lo marcado.

Além disso, mesmo podendo ser usado em áreas úmidas, o piso de madeira pode não ser a melhor opção para estas áreas e jamais deve ser instalado dentro do box. Isso porque a madeira absorve água com facilidade, o que faz com que ela se deteriore e acumule fungos e bactérias. Esse tipo de piso em áreas úmidas deve estar em constante manutenção.

Outra desvantagem do piso de madeira é que, apesar dele estar realmente mais acessível, ainda assim é um dos revestimentos mais caros e sua instalação pode ser igualmente onerosa. Apesar disso, vale lembrar que um piso de madeira bem instalado e cuidado pode durar muito tempo e, para deixá-lo como novo, basta lixar e aplicar um novo verniz.

Agora que você já sabe mais sobre piso de madeira e conhece suas vantagens e desvantagens, pode decidir qual é a melhor opção para sua casa.

Comentários

comentários