Qual piso utilizar em uma loja? Ao montar um estabelecimento comercial, não se leva em conta só preferências estéticas ou preço, mas também a durabilidade e resistência dos materiais em relação a circulação, assim como a facilidade em limpá-lo. Conheça algumas opções de pisos para espaços comerciais.

Pisos para espaços comerciais

Fonte: Portodesign.

Imagine uma loja grande que recebe um número enorme de pessoas todos os dias utilizar um piso que precisa ser lavado constantemente para ficar com uma boa aparência. É provável que nem sempre ele receba o tratamento adequado, tendo em vista que a rotina de uma loja é cansativa e estressante. E isso certamente vai interferir no visual do estabelecimento.

A imagem que uma loja passa ao consumidor é muito importante e, por isso, pensar em qual piso usar em um espaço comercial é algo bem relevante. Um piso simples e resistente, que possua fácil manutenção, pode ser uma opção muito melhor do que um supertrabalhado, mas que irá exigir uma limpeza periódica cara e especializada.

O ideal é buscar uma combinação de características que faça com que o piso não demande muito tempo de manutenção, seja compatível com o que a marca deseja passar, combine bem com os outros elementos decorativos do ambiente e que, de certa forma, também ajude a destacar as mercadorias expostas.

Pisos claros, por exemplo, ajudam na reflexão da luz e podem contribuir para a iluminação do ambiente. Por outro lado, também podem exigir uma limpeza maior e mais frequente, tendo em vista que tudo o que cai em um piso claro acaba se destacando. Já os pisos escuros são superelegantes e exigem menos limpeza, mas também podem exigir que a iluminação da loja seja melhorada.

Pisos para espaços comerciaisFonte: Portodesign.

Quanto aos materiais, cerâmicas e porcelanatos se mostram muito populares, inclusive quando usados como pisos para espaços comerciais. Isso acontece porque são revestimentos que oferecem muita durabilidade e alto desempenho, fazendo com que a necessidade de manutenção e troca seja baixa, resultando numa boa economia a empresa.

Pisos cerâmicos e porcelanatos com superfície brilhante passam uma sensação maior de elegância e sofisticação, porém costumam riscar com facilidade e podem exigir um pouco mais de manutenção para que sua superfície se mantenha bonita sempre. Vale ressaltar que esses materiais ficam escorregadios quando molhados, o que pode ser um problema em dias de chuva.

Pisos de granito são maravilhosos e transmitem um visual muito sofisticado, o que pode ser muito vantajoso para espaços comerciais. Além disso, o granito é extremamente durável e não exige tanta manutenção quanto o mármore, por exemplo. Porém, como todo piso com superfície brilhante, ele pode acabar riscado com facilidade.

Pisos de madeira passam uma sensação intimista de conforto que pode ser muito bem-vinda para uma loja, principalmente para aquelas com espaços reduzidos. A madeira é um revestimento clássico para pisos e apresenta uma boa durabilidade. Vale a pena procurar madeiras com alta resistência pois podem acabar danificando com o tempo e alto tráfego. Por isso, pense bem antes de instalar um piso de madeira em sua loja.

Pisos para espaços comerciaisFonte: PortoDesign.

Uma alternativa aos pisos de madeira são os vinílicos, que imitam o visual da madeira, apresentam uma durabilidade ainda melhor e um preço muito mais em conta. Os pisos vinílicos são resistentes a manchas e riscos e sua manutenção pode ser feita de forma rápida e prática: é só usar uma vassoura de cerdas macias e um pano umedecido em água e detergente neutro.

O cimento queimado também tem sido muito utilizado como piso em ambientes comerciais devido a sua beleza, durabilidade e valor acessível. Ele pode ser instalado de forma criativa, dando um visual diferente e inusitado a loja, mais compatível com a marca, por exemplo, o que tende a chamar mais atenção dos consumidores.

O granilite é um piso de alta resistência muito utilizado espaços comerciais, principalmente devido a sua facilidade de limpeza e por oferecer um ótimo custo x benefício. Quando bem instalado, o granilite fica com um visual bem bonito, mas sua manutenção pode ser complicada, levando o piso a ficar com vários remendos.

Com todas essas opções e detalhes sobre pisos para espaços comerciais, fica bem mais fácil descobrir aquele que melhor combina com o seu estabelecimento.

Comentários

comentários