A cozinha tornou-se ponto de encontro e destaque da casa. Hoje em dia, todos desejam ter uma cozinha bonita e bem decorada. Por outro lado, muita gente ainda peca na escolha dos revestimentos deste cômodo. Mas quais os melhores revestimentos para cozinha?

Melhores revestimentos para cozinha

Fonte: Houzz – Absolute Architecture.

Vale lembrar que, em geral, utilizamos mais de um revestimento na cozinha. Afinal, este espaço pede revestimentos especiais tanto para o piso quanto para paredes, tendo em vista que é uma área úmida que costuma acumular água e ser limpa com certa frequência.

Uma boa opção para usar no piso da cozinha são cerâmicas e azulejos. Esses revestimentos são bem tradicionais e ótimos para quem não deseja se preocupar muito com a manutenção do piso. Como são versáteis, resistentes e duráveis, cerâmicas e azulejos tendem a durar muitos anos sem a necessidade de trocas ou substituições.

Além disso, cerâmicas e azulejos são fáceis de limpar. Basta utilizar um pano umedecido numa solução de água com detergente para ele parecer novo! Para evitar o acúmulo de sujeira ou gordura, opte por cerâmicas ou azulejos de superfície lisa, que são mais fáceis de limpar.

No entanto, cerâmicas e azulejos não são muito indicados para revestir paredes e bancadas. Nesse caso, os ladrilhos hidráulicos oferecem mais vantagens, além de complementar a decoração da cozinha.

Ladrilhos hidráulicos para revestir a cozinha

Ladrilhos Barbacena, disponíveis na Itanhangá Revestimentos

Investir em ladrilhos hidráulicos para revestir a cozinha pode ser uma ótima ideia, principalmente para quem quer dar um pouco de cor ao espaço. E como podem ser utilizados tanto no piso quanto nas paredes, não há necessidade de adquirir outro tipo de revestimento. Porém, recomenda-se utilizar ladrilhos mais discreto no piso se os escolhidos para as paredes forem coloridos.

Outra ótima opção de revestimento para cozinha são os porcelanatos. Como são fáceis de instalar e oferecem uma grande variedade de cores, padrões e tamanhos e têm preços bem acessíveis, os porcelanatos tem se tornado o queridinho de arquitetos e decoradores.

Se você escolher um porcelanato para o piso da cozinha, observe se ele pode ser instalado em áreas molhadas. Porcelanatos que não são fabricados para áreas úmidas tendem a manchar com o acúmulo de umidade.

Quem quer criar um design mais contemporâneo na cozinha pode utilizar pastilhas como revestimento. A vantagem das pastilhas é que elas podem ser utilizadas tanto no piso quanto nas paredes, criando detalhes e padrões bastante interessantes.

Pastilha para revestr a cozinha

Pastilhas Vitro Colori, disponíveis na Itanhangá Revestimentos

O problema de se usar pastilha para revestir uma grande área é que este tipo de revestimento costuma ser mais caro e, geralmente, é utilizado com moderação em projetos de cozinhas. Portanto, se você deseja usar pastilhas na cozinha, considere instalá-las, por exemplo, sobre a bancada.

Para criar um espaço bem aconchegante é possível utilizar madeira, desde que elas sejam tratadas para ambientes úmidos. A madeira cria um conforto visual que pode ser bem interessante para a cozinha. No entanto, nem sempre é recomendado utilizar madeira no piso e nas paredes, para que o ambiente não fique escuro.

Combine o piso de madeira com outro revestimento na parede, como pastilhas ou ladrilhos, que também contribuem para deixar a cozinha mais bem decorada. Assim, o ambiente ficará mais alegre e aconchegante.

Mármores e granitos são opções mais nobres de revestimentos para cozinha e que podem valorizar muito o cômodo. Devido a sua porosidade, o mármore tende a manchar com facilidade, apesar da resistência. Por isso, utilizar como revestimento de cozinha o granito pode ser uma opção mais barata e inteligente.

Revestimento para paredes de cozinha

Revestimentos Colormix, disponíveis na Itanhangá Revestimentos

Mármores e granitos também são muito utilizados na pia e em balcões. Quem deseja revestir as paredes da cozinha já encontra no mercado opções interessantes de mosaicos artesanais feitos destes materiais mais nobres, que agregam muito valor a decoração da casa.

Comentários

comentários