Na hora de escolher, sempre temos várias dúvidas sobre quais os melhores revestimentos para o banheiro, afinal são fundamentais para a criação de uma atmosfera bonita e limpa para o ambiente.

É difícil dizer, ou explicar, quando um produto é melhor do que o outro. Mas o que devemos saber é que existem tipos de piso ou revestimento mais recomendados para determinadas situações.

Conheça os principais tipos de revestimentos para o banheiro e saiba qual escolher:

PORCELANATOS

Tipos de revestimentos para banheiro

Fonte: Cerâmica Portinari.

Os porcelanatos tornaram-se um dos preferidos dos arquitetos e decoradores. Muito se deve a sua versatilidade. Bonitos e sofisticados, os porcelanatos possuem ótimo acabamento, oferecem uma boa resistência e, como são muito pouco permeáveis, não necessitam de manutenção com muita frequência. Além disso, os valores são bastante competitivos.

Para usar no banheiro, os porcelanatos acetinados são opções melhores. Não são tão escorregadios quando os polidos. Também existem porcelanatos rústicos, que podem ser usados para revestir o banheiro caso esse seja o visual que você procura.

No entanto, quem faz questão de usar porcelanatos polidos no banheiro pode utilizá-los nas paredes ao invés de no piso para evitar acidentes. Dessa forma, é possível garantir uma segurança maior para o espaço e ainda contar com o acabamento brilhoso e elegante.

CERÂMICAS

Revestimento para casa

Fonte: Eliane Revestimentos.

Quando se fala em revestimentos para casa, as cerâmicas são os mais tradicionais revestimentos utilizados, inclusive no banheiro. Elas são muito populares não só por serem fáceis de instalar, mas também porque possuem preços bem acessíveis.

Em matéria de versatilidade, as cerâmicas também se destacam. Isso porque elas são tão populares que foram desenvolvidas em todo tipo de tamanho, cor, formato e textura. Há ainda cerâmicas que imitam outros tipos de revestimentos, como madeira ou mármore, com bastante autenticidade.

As cerâmicas são muito resistentes e duráveis, o que as torna uma boa opção de revestimento para o banheiro. Vale lembrar que, assim como os porcelanatos, as cerâmicas tendem a ficar escorregadias quando molhadas, o que torna necessário a aplicação de uma resina antiderrapante sobre o piso depois de sua instalação e que deve ser reaplicada periodicamente.

LADRILHOS HIDRÁULICOS

Banheiro decorado com ladrilho hidráulico

Fonte: Ladrilhos Barbacena.

Os ladrilhos hidráulicos continuam fazendo sucesso indeterminadamente. Quem gosta de ambientes com toques de cores bem alegres geralmente pensa em usar ladrilhos hidráulicos como revestimento para a casa toda, inclusive no banheiro.

Apesar de muito colorido, o ladrilho hidráulico não costuma desbotar com facilidade, mesmo quando exposto continuamente a umidade, pois sua superfície é muito resistente. No entanto, como acontece com outros revestimentos, o ladrilho pode ficar escorregadio quando molhado, o que pode ser resolvido com a aplicação de uma camada de resina antiderrapante.

Como os ladrilhos hidráulicos são produzidos de forma artesanal até hoje, eles costumam ser um pouco mais caros que outros pisos. No entanto, como essa mesma produção não emite gases e não polui o meio ambiente, os ladrilhos hidráulicos são perfeitos para quem está em busca de uma decoração ecologicamente correta para casa.

MÁRMORE E GRANITO

Melhores revestimentos para banheiro

Fonte: Itanhangá Pisos e Revestimentos.

Pedras naturais costumam ser opções bem elegantes para usar como revestimento do banheiro, principalmente mármores e granitos. Esse tipo de material é bem resistente, o que faz com que ele dure muitos anos, além de agregar muito valor a decoração da casa.

O mármore costuma se tornar muito poroso com o passar do tempo, o que pode levar o material a ficar manchado com o contato constante com a água. Isso faz com que o granito seja uma opção muito mais popular. No entanto, ambos necessitam de uma camada de resina antiderrapante para se tornarem revestimentos seguros para o banheiro.

Vale lembrar que mármores e granitos também são muito utilizados na composição de pias, balcões e bancadas, dando um toque a mais de sofisticação e elegância ao banheiro.

PASTILHAS

quais os melhores revestimentos para o banheiro

Fonte: Portodesign.

As pastilhas tornaram-se a principal opção de quem deseja dar um toque de cor e brilho ao banheiro. Elas podem ser de diversos materiais, mas as mais comuns são as pastilhas cerâmicas e as de vidro.

Como esse são um revestimento um pouco mais caro que os outros, acabam não sendo vendidas por metro quadrado, e sim por placa. Geralmente não são usadas para revestir o banheiro todo, mas para criar toques decorativos, tornando os espaços mais bonitos e interessantes. As pastilhas podem ser utilizadas tanto no piso quanto nas paredes e oferecem uma superfície perfeita.

Se você pensa em usar esse revestimento no seu banheiro, saiba que ele ficará lindo, porém a limpeza precisará de uma atenção extra. É comum acumular sujeira no rejunte das pastilhas, que precisa ser limpa periodicamente para não ficar com aparência de suja.

Agora que já conhece as melhores opções de revestimentos para o banheiro, que tal compartilhar um pouco da sua experiência?

Comentários

comentários