Realizar uma obra na cozinha de casa pode ser bastante complicado, principalmente se houver necessidade de mexer no piso. Mas conhecer bem os processos pode ser o primeiro passo para uma obra bem-sucedida. Qual o procedimento correto para a instalação do piso da cozinha?

Qual o procedimento correto para instalar o piso da cozinhaFonte: Itanhangá Pisos e Revestimentos.

Hoje em dia, é comum assentar piso sobre piso, evitando atrasos na obra devido a retirada de um piso antigo. Outra opção é retirar o piso que está instalado e verificar se o contrapiso está preparado para receber um novo piso.

Se você está pensando em assentar piso sobre piso, confira o passo a passo para realizar a instalação de forma correta e segura:

1. Verifique se a superfície é plana ou se possui desvios. Caso isso aconteça, pode ser necessário arrumar o piso para que ele fique reto. Aproveite e teste para verificar se o piso está colado com leves batidinhas. Se ocorrer algum som oco, é porque essa peça está solta e deve ser retirada para evitar problemas futuros.

2. Retire os pisos descolados e preencha os espaços vazios com argamassa para corrigir a superfície, deixando-a regulada e nivelada ao resto da área. Espere secar todos os reparos e limpe bem a superfície de trabalho. Utilize produtos de limpeza específicos para remover todas as impurezas que possam estar coladas ao piso.

Instalação do piso da cozinhaFonte: Lowes.

3. Para assentar piso sobre piso, é necessário utilizar a argamassa específica para esse tipo de trabalho. Prepare-a conforme as especificações do fabricante. Como a massa pode precisar descansar, aproveite para limpar o verso das placas de piso que serão assentadas. Elas devem ser limpas, não lavadas. Utilize uma escova ou pano seco para isso.

4. Em seguida, aplique a argamassa sobre o piso antigo e espalhe com a parte lisa da desempenadeira. Em seguida, utilize o lado dentado da desempenadeira para desenhar cordões num ângulo de 60 graus, sem retirar muito material para o piso antigo não aparecer. A argamassa seca rápido, por isso o trabalho deve ser feito por partes.

5. O mesmo procedimento deve ser realizado na parte de trás do novo piso, principalmente na instalação de pisos em áreas de grande tráfego, como a cozinha. Em seguida, coloque a placa sobre a base e pressionando-a com cuidado, para não quebrá-la. Utilize um martelo de borracha para ajudar no assentamento do piso.

6. O novo piso não precisa seguir o mesmo posicionamento do antigo. Depois de colocar os pisos, coloque os espaçadores entre as placas e retire o excesso de argamassa. Aproveite para verificar se o assentamento está nivelado. Depois, limpe a área com uma esponja molhada. O ideal é deixar secar por dois dias para aplicar o rejunte e liberar o tráfego de pessoas.

Piso para cozinhaFonte: Milwaukee Handyman.

Já se não for possível realizar a instalação de piso sobre piso, então será necessário retirar o piso antigo para a colocação do novo. Para saber se sua pode receber um novo piso sobre o antigo, é necessário pedir a avaliação de um profissional, principalmente se o imóvel foi antigo.

A retirada do piso antigo pode ser feita de forma manual ou com a maquita. O principal problema dessa retirada é que, se o profissional não for bastante experiente, pode acabar danificando o contrapiso.

O contrapiso é uma camada de concreto que fica embaixo do piso, e tem como função deixar a base regular e também ajudar no caimento de água correto quando necessário. Se o contrapiso não estiver nivelado corretamente, o piso tende a ficar irregular, o que pode fazer com que as placas se soltem ou quebrem.

Portanto, antes de instalar o novo piso, o contrapiso deve ser analisado. Assim, se ele não estiver nivelado ou apresentar algum tipo de imperfeição, o contrapiso deve ser consertado ou, em casos mais graves, a camada de concreto deve ser refeita.

Revestimento para cozinhaFonte: Itanhangá Pisos e Revestimentos.

Depois de sua completa secagem, o novo piso pode ser assentado. Para tanto, utilize a argamassa correta. O passo a passo dessa colocação é igual a do piso sobre piso.

Seguindo o procedimento correto para a instalação do piso da cozinha, seu piso vai ficar muito bonito e durar muito mais tempo, o que evita novos gastos com materiais e mão de obra.

Comentários

comentários