Quando vamos construir ou reformar um banheiro, sempre nos preocupamos em quais revestimentos ficarão melhores no cômodo. No entanto, é preciso estar atento a vários fatores, além da estética, para que o banheiro fique bonito e seguro. Por isso, veja como escolher os revestimentos para banheiro.

Revestimentos para banheiro como escolher

Porcelanato Eliane, Linha Pulpis. Fonte: Eliane Revestimentos.

O banheiro é um espaço úmido e de grande circulação. Por isso, quando vamos reformar ou construir, devemos nos preocupamos com a durabilidade e a segurança que os revestimentos podem trazer para o espaço.

Casas em que há idosos e/ou crianças, a segurança deve estar em primeiro lugar. Por sorte, com a tecnologia que há hoje em dia na produção e instalação de revestimentos, não é preciso deixar a estética de lado na hora de escolher o que fará parte da decoração do banheiro.

Os porcelanatos, por exemplo, é tendência para quem está construindo ou reformando. Seja para instalar no piso ou nas paredes, os porcelanatos são revestimentos bonitos, duráveis e de valor bastante acessível. No entanto, sua superfície tende a ser bastante escorregadia. Portanto, quem opta por este revestimento para banheiro precisa escolher um modelo que tenha tratamento antiderrapante.

Outra característica do porcelanato é que ele tende a manchar se ficar molhado por muito tempo. Dessa forma, também é preciso mandar impermeabilizar o revestimento. Por outro lado, ele é superfácil de limpar e possui grande durabilidade e resistência, mantendo sua aparência como nova durante muito tempo.

Os revestimentos cerâmicos também são uma opção popular para quem está construindo ou reformando o banheiro. Com valores bem acessíveis e grande versatilidade, podem atender bem a todos os gostos devido a grande variedade de modelos, cores e padrões disponíveis no mercado.

Apesar de um pouco quebráveis, as cerâmicas são bem resistentes quando instaladas corretamente. É recomendado aplicar uma camada de resina antiderrapante sobre esse tipo de revestimento quando instalado no chão, para que o cômodo fique mais seguro.

Revestimentos de banheiro como escolher

Pastilhas Atlas, Linha Blend. Fonte: Pastilhas Atlas.

Uma opção moderna e que ainda pode deixar o cômodo mais colorido, fugindo daquela aparência tradicional de banheiro branco, é a utilização de pastilhas.

As pastilhas são um revestimento para banheiro muito bonito e de grande durabilidade e versatilidade. Seja utilizando elas no piso ou na parede, as pastilhas criam um toque especial que pode deixar o banheiro com um clima mais aconchegante e moderno.

As pastilhas podem ser de diversos materiais e costumam ser um revestimento mais caro. Por isso, muitas vezes, elas não são utilizadas em todo o cômodo, mas para criar alguns destaques decorativos, deixando o cômodo mais interessante.

Quem gosta de muitas cores pode investir em ladrilhos hidráulicos. Eles têm um visual colorido e rústico que pode agregar muito a decoração do banheiro, deixando-a mais alegre. Além disso, os patchworks de ladrilhos hidráulicos estão muito na moda e podem seu usados não só na parede, como também no chão ou no balcão da pia.

Quem quer dar um toque retrô à decoração pode investir neste revestimento para banheiro que é naturalmente antiderrapante e promete não sair de moda por muitos anos. Para que suas cores se mantenham vivas por mais tempo recomenda-se fazer a aplicação periódica de uma cobertura impermeabilizante.

Em se tratando de dar um visual rústico e chique ao banheiro, as madeiras podem contribuir muito. Existe uma boa oferta no mercado de madeiras tratadas para ambientes úmidos que duram muito tempo.

No entanto, quem quer o visual da madeira, mas prefere outro tipo de revestimento, existem porcelanatos, cerâmicas e até revestimentos em PVC que imitam perfeitamente o visual da madeira.

Banheiro como escolher o revestimentos

Revestimento Oca Brasil, Steps Tijolo Grande Marfim. Fonte: Oca Brasil.

Quem deseja ter um toque clássico ao banheiro pode utilizar mármores e granitos como revestimento. Eles são revestimentos nobres de grande valor agregado e dão um toque muito especial a decoração do banheiro.

O mármore é um material muito resistente, mas altamente abrasivo, que tende a se deteriorar devido ao contato constante com água e produtos de limpeza, ficando poroso e manchado. Quem deseja utilizá-los como revestimento de banheiro deve fazer aplicações periódicas de uma cobertura antiumidade e antiderrapante. Ou pode optar por usar granito, que possui mais resistência e é mais fácil de limpar e conservar.

Comentários

comentários