Apesar de o Brasil ser um país tropical, quando chega o inverno sempre queremos deixar a casa mais quentinha e confortável. E os revestimentos utilizados na casa podem influenciar a temperatura interna da residência. Conheça então algumas opções de revestimentos que aquecem a casa:

Revestimentos que aquecem

Fonte: Oca Brasil.

Madeira: uma opção de material tradicional que gera muito conforto térmico é a madeira. Como ela não costuma absorver muito frio ou calor, acaba ajudando a deixar os espaços mais quentinhos e aconchegantes sempre, além de ajudar a proporcionar um visual bastante elegante a qualquer ambiente.

O piso de madeira é tão nobre que pode até levar a valorização do seu imóvel. Porém, para ter um, pode ser necessário um bom investimento, pois este tende a ser um material mais caro. A madeira também exige alguns cuidados na sua manutenção, pois é uma superfície que costuma arranhar com certa facilidade.

Laminado: uma opção mais viável para quem quer um piso de madeira, mas não tem como investir muito, é usar o laminado. Esse tipo de material confere um resultado similar a madeira e sua instalação é feita de forma bem rápida e prática. Como não gera muita sujeira ou barulho, faz com que seu uso se tornasse bastante popular.

Os laminados são excelentes isolantes térmicos e acústicos, mas também exigem alguns cuidados em sua conservação, pois costumam arranhar com facilidade. Por outro lado, são fáceis de limpar e ainda ajudam a deixar os espaços da casa mais quentinhos, pois não absorvem o frio, tornando a residência mais aconchegante mesmo nos dias com as temperaturas mais baixas.

Carpete de madeira: o carpete de madeira consiste em lâminas revestidas com uma camada fina de madeira, que são encaixadas lado a lado para formarem o revestimento. Ele pode ser instalado tanto sobre o contrapiso quanto um piso preexistente ou até numa parede, conferindo rapidamente um novo visual ao espaço.

Revestimentos que aquecem

Fonte: Houzz – LQDesign Studio.

O carpete de madeira é um bom isolante térmico, sendo capaz de manter a temperatura da casa estável. Assim, os ambientes ficam confortáveis sempre, até no inverno. Mas tenha cuidado ao arrastar móveis pelo piso ou mesmo com a queda de objetos, pois esse material pode riscar e marcar com facilidade.

Vinílico: outra solução de baixo custo para quem não tem como investir em revestimento de madeira maciça são os revestimentos vinílicos. Eles podem vir em várias estampas e padrões, mas os mais populares são exatamente aqueles que imitam madeira porque este é um visual que gera um conforto instantâneo assim que o vemos.

A instalação do piso vinílico é fácil e rápida. Além disso, este tipo de material costuma oferecer uma ótima durabilidade, não mancha com facilidade e ainda é antialérgico. Devido a tudo isso, os revestimentos vinílicos têm se popularizado bastante, principalmente em quartos de bebês e crianças ou mesmo nas casas de pessoas com problemas crônicos de alergia.

Revestimentos que aquecem a casa

Fonte: Step To Health.

Piso aquecido: no Brasil, esta não é uma solução muito comum para aquecer a casa, pois envolve uma grande reforma. Porém, em vários outros lugares do mundo, os pisos aquecidos são mais do que uma realidade, muitas vezes uma verdadeira necessidade para quem não deseja passar frio dentro de casa durante o inverno.

Para o piso ficar quentinho é instalado um sistema de aquecimento que permite controlar a temperatura dos ambientes com muita facilidade. Ele permite a utilização uma série de acabamentos, porém eles devem ser próprios para a instalação de um piso aquecido. Além disso, a mão de obra de profissionais especializados é fundamental para seu bom funcionamento.

Comentários

comentários