O verão está chegando! E, com ele, a vontade de ter uma casa mais fresca e arejada. Sabia que existem revestimentos que podem ajudar a refrescar a casa? Confira essas dicas de revestimentos que refrescam a casa e invista neles:

Porcelanatos: porcelanatos são pisos frios e ajudam a proporcionar conforto térmico porque não retêm calor. A grande vantagem dos porcelanatos é que, além de não ser caros, eles têm uma ótima aparência e agregam valor ao imóvel. Além disso, existem porcelanatos que imitam muito fielmente outros tipos de revestimentos, o que pode ser uma boa vantagem para decorar a casa.

Revestimentos que refrescam a casa

Fonte: Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Existem porcelanatos que podem ser usados tanto no piso quanto nas paredes e outros somente nas paredes. Portanto, quando for escolher o seu porcelanato, tome cuidado e observe bem as características do produto.

Azulejos: muito comuns nas casas brasileiras, os azulejos também são pisos frios. Eles têm fácil instalação e manutenção, além de durarem muitos anos sem sofrer grandes desgastes. O preço dos azulejos varia um pouco, mas geralmente eles possuem valores bastante acessíveis.

Revestimentos que refrescam a casa

Fonte: Antigua Revestimentos Artesanais.

Quem quiser montar um mural numa parede pode optar por azulejos, pois é possível encontrar materiais específicos para este tipo de trabalho. Mas, quando for escolher seus azulejos, tenha certeza que está comprando peças retificadas, pois o acabamento delas é muito importante para que seu mural fique mais bonito e elegante.

Ladrilhos hidráulicos: quem quer dar um toque colorido e alegre aos ambientes, deixando-os mais personalizados, pode usar os ladrilhos hidráulicos. Além de bonitos, eles não retêm calor, ajudando a manter a casa mais fresca durante o verão.

Ladrilhos que reduzem o calor

Fonte: Ladrilhos Barbacena.

Além disso, os ladrilhos hidráulicos são considerados revestimentos sustentáveis, pois sua produção não utiliza fornos e não libera partículas poluentes no ar. Ao invés disso, eles passam por uma prensa hidráulica e depois são submergidos em água (e é exatamente por isso que eles se chamam ladrilhos hidráulicos).

Cimento queimado: apesar do nome, o cimento queimado é um piso frio que ajuda muito a manter o frescor dos ambientes. O baixo custo fez com que ele se popularizasse muito. No entanto, para que ele fique com um bom acabamento, é preciso chamar um profissional especializado, pois o cimento seca rápido e pode ficar com a superfície mal acabada.

Quem quer deixar algum ambiente da casa com visual mais rústico pode usar o cimento queimado para fazer isso. Ele é muito durável, possui fácil manutenção e pode ser usado tanto no piso quanto na parede. No entanto, não é recomendado para usar nos quartos porque tende a ficar extremamente frio no inverno, o que pode gerar algum desconforto.

Revestimentos refrescantes

Fonte: Bricolagem.

Granito: o granito é uma pedra nobre e natural, que pode ser usada em pisos, bancadas e outros detalhes por toda a casa. Quem quer criar ambientes frescos e muito elegantes pode optar por um revestimento de granito, que pode ser encontrado em vários tons e aumentar bastante o valor de um imóvel.

Piso que refresca a casa

Fonte: Portodesign.

Outra vantagem do piso de granito é que ele é muito brilhoso e costuma durar muitos anos, porém para conservar sua superfície é necessário utilizar vassouras de cerdas macias e não utilizar produtos abrasivos em sua limpeza. Um pano umedecido com água e detergente neutro já são mais do que suficiente para manter a limpeza e boa aparência do granito.

Pastilhas: tanto as de vidro quanto as de cerâmica ajudam a decorar os ambientes e ainda a mantê-los mais frescos. Isso porque esses materiais não costumam reter muito calor, deixando a casa mais fresca mesmo durante as épocas mais quentes.

Pastilhas refrescantes

Fonte: Cerâmicas Atlas.

É possível encontrar pastilhas com acabamento brilhante, fosco, metalizado e até luminescentes. Devido a sua alta durabilidade, é possível utilizar as pastilhas tanto no piso quanto nas paredes, principalmente de banheiros, lavanderias e cozinhas. Devido ao valor elevado, não é muito comum utilizar pastilhas no piso da casa toda, apesar de serem muito bonitas.

Comentários

comentários