O cimento queimado acabou caindo nas graças de arquitetos, decoradores e paisagistas, tornando-se um revestimento popular. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre seus usos, aplicações, limpeza, etc. Se você ainda não conhece muito bem esse material, mas tem vontade de usá-lo em seu projeto, veja tudo o que você sempre quis saber sobre cimento queimado.

Como funciona o cimento queimado

Fonte: Bricolagem Brasil.

O que é cimento queimado?

Há quem pense que cimento queimado consiste apenas em um cimento que realmente passa por um processo de queima, mas isso não é verdade. O cimento queimado é constituído de areia, cimento e água. Basicamente é feita uma mistura, a qual é espalhada e nivelada sobre o contrapiso ou parede. Em seguida, é jogado um pó de cimento por cima, e este processo ficou conhecido como queima.

Para finalizar, passa-se uma espátula para deixar tudo com uma aparência bem lisinha. Porém, neste momento, o cimento queimado ainda não está completamente seco. O processo de secagem do material dura de três a cinco dias, em que é preciso evitar pisar ou esbarrar sobre ele para não deixar marcas. Deixá-lo coberto pode ser uma boa saída.

Como é feita a manutenção do cimento queimado?

Depois do tempo de cura, normalmente a superfície do cimento queimado é lixada para ficar ainda mais lisa. Em seguida, um material selante, geralmente resina acrílica fosca ou brilhante, é aplicada para proteger e impermeabilizar o material. O cimento queimado deve ser selado com uma determinada frequência para se manter como novo e ter uma vida útil longa.

No dia a dia, sua limpeza é bastante simples e pode ser feita com água e sabão neutro. Você pode varrer a superfície com uma vassoura de cerdas macias ou aspirá-la e finalizar a higienização com um pano umedecido em água e sabão. Se houver necessidade, o cimento queimado pode ser lavado sem problemas.

Tudo sobre cimento queimado

Fonte: Bricolagem Brasil.

O cimento queimado pode ser instalado no sistema de piso sobre piso?

É comum investir na colocação de piso sobre piso porque o processo é mais rápido, prático e limpo do que sua troca completa. E se você deseja trocar seu piso tradicional por cimento queimado saiba que é possível fazer piso sobre piso, desde que a camada debaixo não esteja completamente lisa, pois a massa precisa de uma superfície de atrito para aderir e fixar.

Geralmente, para instalar o cimento queimado sobre outro piso, este é picotado para gerar uma superfície mais irregular. Em seguida, é espalhada uma camada de cimento de cola que precisa secar, mas já deixa a área pronta para receber o cimento queimado.

E as trincas?

Como o cimento queimado é, normalmente, instalado sobre a laje e ela tende a se mover com o passar do tempo, é comum o surgimento de trincas e fissuras. A princípio, isso não é um problema e faz parte da personalidade do revestimento. Porém, trincas muito grandes e/ou profundas devem ser avaliadas por um profissional, que dirá se é necessário refazer o piso.

Para evitar o surgimento de fissuras e trincas, muitos profissionais recomendam o uso de juntas de dilatação. Elas geralmente são utilizadas em grandes áreas, onde há maior possibilidade de aparecimento deste tipo de problema, mas podem ser utilizadas em espaços de todos os tamanhos.

Tudo o que você sempre quis saber sobre cimento queimado

Fonte: Bricolagem Brasil.

Onde o cimento queimado pode ser aplicado?

Quem procura por um revestimento versátil e moderno pode investir no cimento queimado. Ele pode ser aplicado em todas as áreas da casa, seja ela interna ou externa, seca ou úmida. Porém, é importante lembrar que, devido a sua superfície ficar muito lisa, o cimento queimado pode não ser a melhor opção para pisos de cozinha, lavanderia e banheiro, por questões de segurança.

O contato frequente de produtos químicos com o cimento queimado também pode fazer com que sua superfície fique manchada. Por isso, ele também deve ser evitado dentro box. O uso diário de xampus, condicionadores, sabonetes, dentre outros materiais, acabam fazendo com que o revestimento fique desbotado rapidamente.

Comentários

comentários