O papel de parede já foi considerado um revestimento para parede ultrapassado e coisa de casa velha. No entanto, devido às novas tecnologias utilizadas na produção do material, ele voltou à moda com tudo e tem sido muito utilizado por arquitetos e decoradores em inúmeros projetos. Conheça as vantagens de usar papel de parede na decoração da casa.

Vantagens de usar papel de parede na decoração da casa

Fonte: Portodesign.

O papel de parede foi inventado na China, cerca de 200 anos antes de Cristo. Como era muito delicado, não era possível estampar desenhos nele e o papel de parede era completamente branco. Com o desenvolvimento de novos materiais, o papel de parede deixou de ser feito de papel de arroz e passou a ser confeccionado com pergaminho vegetal, o que tornou possível pintá-lo à mão.

Mas foi a partir do século XVI que o papel de parede realmente começou a se popularizar, devido ao contato das nações europeias com a chinesa. Assim, o papel de parede se espalhou pelo mundo todo e passou a decorar inúmeras casas com o passar dos anos. Para quem queria decorar as paredes e não podia investir em obras de arte, o papel de parede sempre foi uma saída acessível.

No Brasil, utilizar papel de parede era extremamente caro até 1930, pois todos tinham que ser importados. Mas foi a partir de 1960 que o material começou a ser produzido em larga escala e passou por uma redução de custos, o que fez com que o revestimento se tornasse extremamente popular em lares por todo o território.

Depois disso, a utilização de papel de parede na decoração de casa passou por altos de baixos em diferentes épocas. Mas agora parece que ele voltou para ficar, principalmente devido a grande quantidade de cores, estampas e padrões disponíveis e também por ser um revestimento fácil e rápido de instalar e manter.

Papel de parede para casa

Fonte: Portodesign.

O que muita gente não sabe é que o papel de parede é considerado um revestimento sustentável, pois não produz poluentes ou resíduos durante ou depois de sua instalação. Além disso, ele é extremamente durável, podendo durar até três vezes mais do que a tinta utilizada para pintar paredes, o que pode oferecer uma ótima economia.

Quem deseja mudar a aparência de algum cômodo da casa rapidamente pode investir em papel de parede. Os profissionais que trabalham com a instalação deste tipo de revestimento conseguem cobrir áreas enormes em pouco tempo. Outra vantagem do papel de parede é que ele seca muito rápido e não deixa aquele cheiro de tinta fresca no ar.

Em locais muito quentes, usar papel de parede na decoração da casa pode fazer com que ela fique mais fresca, pois ajuda no controle térmico da residência. E é também devido a essa sua característica que o papel de parede costuma ser antichamas.

Paredes irregulares e com falhas podem ter a aparência completamente renovada com a instalação de um papel de parede, significando uma enorme economia na hora de realizar reformas. Fazer a conservação do revestimento também é muito fácil, pois a maioria deles é lavável. Normalmente são materiais antialérgicos e bastante higiênicos para os diversos ambientes da casa, inclusive quartos.

Papel de parede na decoração

Fonte: Portodesign.

Vale lembrar que usar papel de parede na decoração da casa pode ajudar a criar combinações diferentes e interessantes com outros revestimentos e também com a tinta utilizada em outras paredes. É possível usar este revestimento tanto em todas as paredes, quanto em somente uma ou então instalá-los em apenas metade da parede, criando algo ainda mais diferente.

Agora que você já conhece várias vantagens de usar papel de parede na decoração da casa já pode visitar a Itanhangá Pisos e Revestimentos e escolher os melhores modelos para a sua residência.

Comentários

comentários